quinta-feira, dezembro 04, 2008

O que é a nanotecnologia?


A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.
Fala-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais". Isso deve-se ao facto de que na sua fase madura terá um impacto significativo na maioria de industrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de construção e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a indústria em geral.
Imagine-se dispositivos médicos com a capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes que se estendam.
Tal como já aconteceu com a electricidade com os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objectivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes. A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos.

Sem comentários: