quarta-feira, dezembro 03, 2008

O que é a Robótica?


A robótica refere-se ao estudo e utilização de robôs. De uma forma simplista, um robô é uma máquina que, capaz de acções independentes, realiza uma dada tarefa, sem ser continuamente supervisionado por um operador humano, em contraste com uma máquina comandada à distância que necessita de alguém para controlar o seu movimento. É vulgar chamar autómato a todo o tipo de robôs, tentado generalizar um nome que teve a sua origem em bonecos mecânicos altamente sofisticados e implementados no século XVII.


O termo robótica surgiu pela primeira vez pelo cientista americano e escritor, Isaac Asimov, que nasceu a 2 de Janeiro de 1920 e faleceu a 6 de Abril de 1992. Tomando como provável que os robôs ganhassem inteligência, este formulou três leis, mais tarde reconhecidas como “As três Leis da Robótica”:


  • 1ª Lei – Nenhum robô pode ferir um ser humano, nem permitir que sofra, por inacção, qualquer dano.


  • 2ª Lei – Um robô tem de obedecer às ordens que lhe forem dadas pelo ser humano, a menos que contradigam a primeira lei.


  • 3ª Lei – A obrigação de cada robô é preservar a própria existência, desde que não entre em conflito com a primeira ou segunda lei.

Sem comentários: