quinta-feira, dezembro 04, 2008

Riscos da Nanotecnologia

A nanotecnologia é um avanço tão importante que inclusive até podia ser comparada à Revolução Industrial, no entanto, com uma diferença destacável, no caso da nanotecnologia o grande impacto será perceptível em apenas alguns anos, atingindo a humanidade desprevenida com os riscos que tal impacto contém. Eis alguns pontos necessários para levar em consideração:


  • A nanotecnologia originará mudanças na estrutura da sociedade e no sistema político.

  • A nanotecnologia poderá vir a ser a causa de uma nova corrida ao armamento entre dois países concorrentes, isto porque, os custos de produção de armas e aparelhos de espionagem terão uma redução significativa, além disso, podem vir a ser fabricados produtos mais pequenos, potentes e numerosos.

  • A produção pouco dispendiosa e a duplicação de projectos podem originar grandes mudanças na economia.

  • O uso excessivo da exploração de produtos baratos poderá desencadear importantes danos ao meio ambiente.

  • O intuito por parte da administração ao controlar estes e outros riscos poderá levar à aprovação de uma normativa excessivamente rígida que, por sua vez, poderá originar uma procura no mercado negro, aumentando consideravelmente os riscos, visto que tornar-se-ia fácil traficar produtos pequenos e bastante perigosos, assim como, as nanofábricas.
    Existem riscos de diversa natureza e elevada gravidade, os quais nem sempre terão a mesma solução.

  • As soluções incompletas não terão qualquer êxito. É improvável encontrar uma dada resposta adequada a uma dada situação sem meticulosa planificação prévia.


Para poder usufruir dos enormes benefícios da nanotecnologia molecular, é imprescindível defrontar os riscos e resolvê-los. Para tal, devemos de antemão compreende-los e seguidamente, desenvolver planos de acção para preveni-los. A nanotecnologia molecular irá permitir a realização da fabricação e de protótipos de uma grande variedade de produtos bastante eficazes.
Esta capacidade de fabricação será rápida, visto que os últimos passos necessários para desenvolver a tecnologia serão mais simples que os primeiros, e muitos deles terão sido planificados durante o próprio processo. A chegada repentina da fabricação molecular poderá não dar tempo suficiente para ajustar-se à suas implicações. Por essa razão, é imprescindível uma preparação adequada.
A combinação de diversos riscos poderia piorar a gravidade de cada um. Cada solução deve ter em conta o impacto que teria sobre outros riscos.
Alguns dos riscos têm origem na falta de pouca regulação, outros, porém, na sua excessiva regulação. Diferentes tipos de regulação serão necessários nos diferentes casos. Uma resposta demasiado severa ou exagerada em qualquer destes riscos iria dar à origem de outros riscos de natureza diferente. Por essa razão, deve-se evitar a tentação e impor soluções aparentemente óbvias e simples em problemas únicos. Eis algumas ideias de possibilidades de regulação no campo da nanotecnologia. Uma única abordagem (comercial, militar, informação livre) não poderá evitar todos os riscos da nanotecnologia. A própria descoberta de alguns possíveis perigos da nanotecnologia é tão grande que a sociedade não poderá assumir o risco de diferentes métodos para impedi-lo. Não podemos tolerar uma fuga de auto-replicadores ou a corrida inconstante de armas fabricadas através da nanotecnologia. Tecer um fio condutor entre todos os riscos requer de antemão um processo de planificação bastante cuidadoso.

Sem comentários: